Visual Studio 2017 para Web e Mobile (Xamarin) – Setup definitivo

VS2017 Setup (Banner)

Iniciante ou experiente, é bem provável que, em algum momento, o SETUP do Visual Studio 2017 para trabalhar com desenvolvimento Web e Mobile geram dúvidas e, muitas vezes, dores de cabeça… MAS o seu problema acaba agora (ou não, rs)…

E hoje vamos falar um pouco sobre a instalação do Visual Studio 2017 para trabalhar com desenvolvimento Web e Mobile (Xamarin).

Quem também me acompanha no canal deve ter percebido que eu “curto” instalar o Visual Studio (rs), pois tenho uns 2~3 vídeos explicando as etapas que eu sigo para fazer o meu SETUP…

Se você ainda não assistiu o vídeo, segue o link, vai lá, aproveita e deixa seu like, faz um share, segue o canal e também marque as notificações porque muitas novidades estão vindo por aí!!!

Começando…

Por mais inusitado que seja, eu não começo a instalação do Visual Studio, baixando-o do site da Microsoft e “mandando bala”, a instalação começa pelo JAVA!

Instalando ambiente de desenvolvimento Java

Aqui já deixo logo minha primeira dica para essa instalação sinistra! VOCÊ NÃO PRECISA MAIS INSTALAR A JDK! FINALMENTE você não será mais informado que “3 bilhões de dispositivos rodam Java”, motivo? OpenJDK, baby!

Vamos utilizar a OpenJDK, instalação mais simples impossível.

Acesse ESTE LINK, na seção “Download” (o link já te joga direto para essa parte) e faça o download da versão para o seu sistema operacional;

EU crio uma pasta “JAVA” no “C:” e descompacto a OpenJDK, ficando da seguinte forma:

OpenJDK (Pasta)
OpenJDK (Pasta)

Para instalar, basta incluirmos essa pasta nas variáveis de ambiente do Windows. A forma mais prática de fazer isso no Windows 10 (pelo menos para mim), e através do Windows Explorer (Windows Logo + E) e fazendo como segue:

Propriedades do Computador
Propriedades do Computador

Depois selecione a opção “Configurações avançadas do sistema” e clique em “Variáveis de ambiente”

Variáveis de ambiente (Propriedades do sistema)
Variáveis de ambiente (Propriedades do sistema)

Em “Variáveis de ambiente” adicione as seguintes variáveis:

“JAVA_HOME” com o valor “C:\java\microsoft_dist_openjdk_1.8.0.9”

“CLASSPATH” com o valor “.;%JAVA_HOME%\lib;%JAVA_HOME%\jre\lib”

Edite o valor da variável “PATH”, acrescentando o seguinte item:

“%JAVA_HOME%\bin”

Pronto, vamos testar… Abra o “Power Shell” ou o “Command” e digite a seguinte linha de comando:  java -version

SE TUDO DEU CERTO e nada deu errado (rs), você verá o seguinte na tela:

PowerShell (Java version result)
PowerShell (Java version result)

PRONTO, o java e está instalado!

Bóra pro Visual Studio? Não, vamos baixar e configurar a ANDROID SDK!

Instalando a Android SDK

A instalação da Android SDK, ao mesmo tempo que é “emblemática”, ela é PROBLEMÁTICA… Motivo, se você instala a Android SDK usando a ADT e depois instala usando a Visual Studio Installer, o risco de você instalar a Android SDK em 2~3 lugares ao mesmo tempo é grande, e considerando o fato de que ela é razoavelmente grande, consumir uns bons 15~30 Gb do seu HD com isso é facinho, facinho… POR ISSO eu instalo a Android SDK, logo após a instalação do Java e antes de instalar o Visual Studio… Vamos lá?!

Crie uma pasta na raiz “C:” com o nome de “android-sdk”, ficando da seguinte forma:

Android SDK Folder (Windows Explorer)
Android SDK Folder (Windows Explorer)

Acesse ESTE LINK para fazer o download da Android SDK, MAS ANTES DE FAZER O DOWNLOAD vamos bater um papo. Até um tempo atrás, quando você baixava a Android SDK, ela era instalada de um modo “stand alone”, separadamente do Android Studio… Então, o Google decidiu “OBRIGAR”, digo, digo, DIFICULTAR o uso das ferramentas da Android SDK (principalmente a SDK Manager) disponibilizando apenas a “Command Line Tools”… Que vergonha Google… rs… MAS a Microsoft, mais precisamente a equipe do Xamarin, resolveu o problema e disponibilizou o SDK Manager no Visual Studio novamente pra gente… ENFIM, instalar o Android Studio é bacana, é uma ferramenta muito legal, mas se você trabalha somente com o Xamarin, o que é o meu caso, não compensa fazer isso… PORTANTO, se você usa o Android Studio, clique em “Download Android Studio” (no link informado anteriormente) senão, clique em “DOWNLOAD OPTIONS” (ou clique aqui), na seção “Command line tools only”, baixe a versão adequada para o seu sistema operacional e salve na pasta que criamos acima.

Após o download, descompacte o arquivo .zip e pronto.

Agora volte para as variáveis de ambiente e vamos fazer mais algumas configurações.

Em “Variáveis do sistema” acrescente a seguinte variável:

ANDROID_HOME com o valor: C:\android-sdk

Vamos editar o valor da variável PATH, adicionando os seguintes valores:

%ANDROID_HOME%\tools

%ANDROID_HOME%\platform-tools

%ANDROID_HOME%\tools\bin

Agora abra o “PowerShell” ou o “Prompt de Comando” e execute o seguinte comando: sdkmanager “platform-tools”

Vá aceitando os termos e pronto! ANDROID SDK ESTARÁ INSTALADA!

Instalando o Visual Studio

Agora podemos, finalmente executar o Visual Studio Installer e aqui temos alguns pontos de atenção, NÃO SELECIONE A CARGA DESENVOLVIMENTO MOBILE, se você selecionar esse item, ele vai instalar 2 vezes as ferramentas Java e Android SDK, selecione as cargas desejadas, Web, Desktop, etc…

Vá para a aba “Componentes Individuais” e DESMARQUE TODAS AS OPÇÕES RELACIONADAS A JAVA (JDK), ANDROID SDK, ANDROID NDK e selecione (da parte mobile) SOMENTE as opções que seguem:

Xamarin Options (Visual Studio Installer)
Xamarin Options (Visual Studio Installer)

Aproveite também e DESMARQUE “Português (Brasil)” em pacotes de idiomas e instale “Inglês”, Visual Studio em pt-br é tenso, mas repeito a sua opinião… rs…

Neste ponto prossiga com a instalação, curta o momento, assista o computador trabalhar e quando finalizar a instalação, abra o Visual Studio para configurarmos os caminhos para a JDK (OpenJDK, no nosso caso), Android SDK e demais pastas…

Clique em “Tools -> Options” para abrir a janela de configurações e vá até a parte “Xamarin” (lado esquerdo da janela) e informe as pastas conforme abaixo:

Xamarin Settings VS2017
Xamarin Settings VS2017

Daí é só partir pra codar os seus Apps!!!

Mas, e o iOS?! Não se preocupe, nada além da conexão com o seu Mac é necessário!

E é isso aí pessoal!

Espero que tenham gostado do artigo de hoje e até a próxima conexão!

Abraço!