O que esperar de 11111100001

o que esperar de 2017

Mais um ano está chegando ao fim e é chegada a hora de avaliarmos o ano que passou e estabelecer o que desejamos para o ano que se inicia.

E para entendermos como será o próximo ano, vamos falar um pouco sobre os assuntos que tendem a ser mais promissores em 2017 no setor de tecnologia da informação.

Uma das grandes tendências para 2017 são tecnologias ligadas aos setores de agricultura e construção civil que, por ter sofrido bastante com a crise econômica, está em busca de novas ferramentas e soluções para redução de custos e melhoria na gestão de projetos e aí moram grandes demandas para empresas de tecnologia e startups.

Não podemos esquecer também das cidades inteligentes, que necessitam de soluções inovadoras para comunicação, planejamento e mobilidade.

O segmento que mais bombou no ano de 2016 e tende a continuar nos “trends” de 2017 são as fintechs que estão revolucionando o mercado financeiro.

Falando especificamente sobre desenvolvimento de software, nos últimos anos, um dos maiores players fornecedores de tecnologia para implementações de aplicações, a Microsoft, vêm unificando cada vez mais suas ferramentas, possibilitando que os desenvolvedores implementem soluções para todas as plataformas e sistemas operacionais, tal como é visto nas tecnologias .NET Standard e Xamarin.

Desenvolvimento de aplicações cross-platform irão, cada vez mais, se consolidar no mercado e muito disso irá acontecer a partir de 2017, com o lançamento da versão final do novo Visual Studio, que irá rodar em Windows, Mac e Linux (Visual Studio Code já disponível), com versões gratuitas para todas as plataformas.

De forma mais abrangente, alguns segmentos tecnológicos como Impressão 3D, Inteligência Artifical, Drones, Robôs, Realidade Aumentada e Internet das Coisas (IoT), alguns mais consolidados outros menos, tendem a nos proporcionar uma gama incrível de produtos e serviços.

Enfim, 2017 promete!